lockquote Diferenças das Narrações - BEDA #16 ~ Diurnos

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Diferenças das Narrações - BEDA #16




Oi terráqueos e marcianos, como vão vocês? Hoje eu vou opinar e diferenciar a escrita de 1ª e 3ª pessoa. Lembrando que os livros citados embaixo estão todos resenhados no Blog, ao caso de ficarem curiosos para saber um pouco mais das histórias. Vamos nessa então!!!


1ª Pessoa


Skoob

Bom, pra quem não sabe, livros escritos em 1ª pessoa são aqueles que tem a visão e opinião da personagem ou das personagens. Um livro no qual temos a narrativa em primeira pessoa é Jogos Vorazes, ele é narrado por Katniss, então toda a perspectiva do que acontece no livro é pela visão e opinião dela. Agora um livro em primeira pessoa que é narrado por várias personagens, cada uma mostrando sua visão é o livro Extraordinário, que a cada capítulo uma delas conta em sua opinião.
Geralmente os livros em primeiras pessoas tem um foco maior em uma personagem.


3ª Pessoa



Skoob
As narrativas em terceira pessoa são aquelas em que há um narrador que apenas observa e que não faz parte da historia (não como personagem), elas tem mais amplitude e menos subjetividade, pelo fato de ser vista como um todo. Dois exemplos de livros narrado em terceira pessoa são Vampiro Secreto e O Teorema Katherine, os dois tem a narrativa sem a opinião não muito afetada com a de uma personagem do livro.


Principais diferenças:

- Em primeira pessoa, temos apenas o que acontece com o narrador, sem poder saber o que acontece com a outra personagem ao mesmo tempo, já em 3ª podemos mudar o foco dos acontecimentos e ver com que acontece com varias personagens ao mesmo tempo.

- Em primeira pessoa temos uma opinião formada da história, sendo ela a de uma personagem, e em terceira, temos um pouco mais de liberdade para poder formular a opinião sobre determinado assunto ou personagem.

- Algo óbvio é que em primeira pessoa a escrita é toda no "eu/nós", eu comi, eu dormi, nós estamos com fome e sono, já em terceira ela é no "ele/ela(s)", ela come, ele dorme, eles tem fome e sono.


Skoob

Temos um exemplo de livro onde há esse dois tipos de narrações, A Mais Pura Verdade, ele tem as duas narrações, em que a primeira foca em Mark e a em terceira na amiga e família dele, é um bom jeito de comparar os dois tipos, pois elas estão em um mesmo contexto.

Elas são bem diferentes em alguns aspectos, porém eu não tenho uma preferência, tem vezes que eu leio uma penca de livros em primeira pessoa, e estranho quando vou ler em terceira, ou, ao contrário. Podemos dizer que são fases, e nesta que eu estou, ando tendo preferência aos de terceira pessoa, pois eu posso ter uma visão ampla e criar minha própria opinião, sem tanta influência dos protagonista.

Então foi isso povo (em geral), deixa aí embaixo qual das narrativas vocês preferem e porquê, não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais, para não perderem nenhuma informação sobre o Blog. Lembrando que todos os títulos dos livros citados que estão de cor diferentes são os já resenhados o Blog. Até mais então, TCHAU.

Laurinha Carvalho É uma estudante que em seu tempo livre ajuda seu amigo a administrar um blog. Seu maior sonho é... é Laura tem muitos grandes sonhos, todos não irão caber aqui. Facebook

←  Anterior Proxima  → Página inicial