lockquote Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde ~ Diurnos

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde




Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
ISBN: 9788580578089
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Avaliação: 4,5/5 estrelas

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Maurício Gomyde irá nos apresentar a história de Pedro, um jovem, que quando era criança, foi diagnosticado com uma doença degenerativa na visão, que o levaria a cegueira, mas vencendo os obstáculos da medicina, sua doença meio que dá uma pausa, e para de se desenvolver. Pedro também é recém-formado em audiovisual, apaixonado por cinema, tem a sua teoria chamada Cinema da Felicidade, com o objetivo principal: tocar as pessoas através dos filmes. Para que sua "missão" aconteça, ele tem dois empregos, coordena o último cineclube de São Paulo e trabalha como gerente em uma locadora na periferia.




Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.

Pedro também é um jovem sonhador, seu maior sonho é criar um roteiro e um filme muito bom, e filmá-lo com um tempo e dinheiro limitado, para conseguir ganhar o Cacau de Ouro, o prêmio mais importante do Brasil sobre a sétima arte, depois de perder nos anos anteriores, e isso é um desafio e tanto. No shopping onde o cineclube é realizado, Pedro conhece Cristal, um jovem ruiva de olhos da cor chartreuse, estudante de física nuclear, e acaba desenvolvendo um sentimento amoroso pela menina.


Depois de receber algumas notícias não tão boas, Pedro ligou o "foda-se" e se isolou em seu mundo, mas graças aos seus amigos, não desistiu. Pedro foi em uma viagem com um carro caindo aos pedaços para filmar tudo o que acontecia, na esperança de fazer o melhor filme de sua vida, e assim ele vai tentar descobrir o verdadeiro sentido da vida.


O livro é muito bem escrito, o enredo é bem trabalhado, Mauricio Gomyde cria personagens que o leitor simplesmente ama, gostei muito do desenrolar da história, de tudo de ruim que Pedro passou, mas mesmo assim não desistiu, é um ótimo exemplo de motivação.

A edição da Intrínseca está muito bonita, toda azul, minha cor preferida, com uma diagramação muito boa, vale muito a pena! E é claro o livro está recomendado, espero que tenham gostado, um grande abraço e até mais!

Jorge Henrique
←  Anterior Proxima  → Página inicial