lockquote Resenha: O Capítulo do Julian - R. J. Palacio ~ Diurnos

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Resenha: O Capítulo do Julian - R. J. Palacio




R.J. Palacio nos apresenta a perspectiva de Julian, (sim, o menino que cometia bullying com Auggie em Extraordinário) sobre tudo o que ele fez e o que ocorreu na trama do livro principal. E em "O Capítulo de Julian", ele terá sua chance de explicar o seus fatos e de ter ou não um arrependimento e consequentemente um perdão.

Sinopse: Mais de 1 milhão de leitores já se encantaram com Extraordinário e a bela história de Auggie Pullman – um garotinho de feições incomuns que tem pela frente uma difícil missão: convencer as pessoas de que, apesar da aparência, é uma criança igual a qualquer outra. Agora todos terão a chance de saber o que se passa na cabeça do personagem mais controverso do romance: Julian, o menino que lidera a cruzada de bullying contra Auggie. Por que Julian trata Auggie tão mal? Será que ele pode ser perdoado? Em O capítulo do Julian R. J. Palacio faz uma comovente incursão no mundo de uma criança que tem o coração muito maior do que seus atos de bullying e crueldade podem fazer mostrar, mas precisa de ajuda para enxergar isso.  SKOOB
Neste pequeno livro, temos algumas explicações de acontecimentos que ficaram em aberto no livro Extraordinário sobre a vida de Julian, o menino amargo, sem coração e que todos odiaram, por ele discriminar seu colega. Mas de tanta amargura que ele tinha, uma coisa não entrava na mente do leitor: Julian também é uma criança.


E posso afirmar, que, todos já fizeram algum preconceito com alguém, só porque a pessoa era diferente dos padrões sociais ou simplesmente porque ela não era a sua pessoa favorita, claro que ser uma criança não justifica esta ação, quem faz isso, precisa de ajuda emocional e psicológica e é isso que O Capítulo do Julian nos conta.

Depois de todo o fuzuê  que aconteceu em Extraordinário, Julian vai passar as férias na casa de sua vó, ou a sua Grandmère, ela é judia e sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, sem dúvidas é a melhor personagem do "livro", nos emociona, e dá a Julian e a nós, uma grande lição de moral, com sua história do passado, de como conseguiu sobreviver ao Holocausto, e como conheceu uma pessoa de extrema importância para toda a família.

Depois da lição que recebeu de sua vó, será que Julian vai ser capaz de de arrepender e pedir perdão para Auggie ou ele vai continuar sendo aquela criança amarga e seguir os conselhos de sua mãe (a personagem mais chata e irritante) ?

Uma história comovente, de como nossos sentimentos como a amargura, o ódio, a inveja e o preconceito podem prejudicar nossas vidas, de como é possível voltar ao passado e concertar tudo de errado que fizemos, basta apenas se arrepender.

"Mas o bom da vida, Julian, é que às vezes podemos consertar nossos erros. Aprendemos com eles. Nós nos tornamos pessoas melhores"

O livro está recomendado, espero que todos possam ler e se emocionar, assim como eu, com a trajetória de Grandmère, e lembrando que "O Capítulo do Julian" só está disponível para ebook, e não será lançada em uma versão física. Se você já leu, deixe sua opinião aqui nos comentários, nos siga nas redes sociais, e até mais!
←  Anterior Proxima  → Página inicial