lockquote Resenha: Um Sonho No Caroço do Abacate - BEDA #2 ~ Diurnos

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Resenha: Um Sonho No Caroço do Abacate - BEDA #2

















Título: Um sonho no caroço do abacate
Título original: Um sonho no caroço do abacate
Autor: Moacyr Scliar
Páginas: 75
Editora: Global
Ano de lançamento: 1995
Avaliação: 5/5+favorito

Sinopse: Esta história é um manifesto contra sentimentos e emoções pré-concebidas e, em especial, o preconceito contra judeus e negros. O autor traz à tona o tema do estranhamento do diferente, a incapacidade de aceitação, pela sociedade, daquele que foge dos padrões sociais e culturais estabelecidos como 'normais'. Mardo, um judeu, e Carlos, um negro, discriminados, lutam para ficar amigos e serem aceitos no colégio e nas respectivas famílias. A mãe de Mardo, judia, ao imigrar para o Brasil, deixa na Rússia um sonho de infância - o de comer abacate. Fruta cara, inacessível, o abacate representa o sonho improvável de liberdade, felicidade, conquista e esperança.

O livro conta a história de Mardoqueu(ou Março) ele é um judeu lituano, que vive no Brasil, pois seus pais antes mesmo de nascer seus pais imigraram da Rússia para em busca de uma vida melhor. A mãe de Mardo tinha vontade de comer abacate, pois onde moravam a fruta era muito cara, logo depois que chegaram sua mãe comeu o abacate com casca e tudo- só deixando o caroço-,meses depois em 1939 começou a Segunda Guerra mundial e vários de seus parentes morreram em campos de concentração.

Mardo, por causa de má disciplina precisou mudar de escola e foi para o Colégio Padre Juvêncio, um colégio católico, logo depois também chega ao colégio um garoto chamado Carlos, os dois tornam-se amigos e juntos enfrentam a longa jornada contra o preconceito, não só quanto a religião e a cor da pele,mas tambem, e essencialmente, às ideias, aos sentimentos e as emoções.

" Um sonho no caroço do abacate.
Abacate fruta de esperança "

Moacyr Scliar aborda fatos muito conhecidos de nossa realidade. Quando vi este livro li só pelo título, que por sinal é bem convidativo, mas quando eu comecei a ler fiquei maravilhada com a história trata de assuntos que infelizmente estão presentes no nosso cotidiano, e o livro é sem sombra dúvida um dos melhores que já li... E não me arrependo...

Então foi isso pessoal, espero que gostem leiam este maravilhoso livro até mais... Abraços ;)

Se você gostou de Um Sonho no Caroço do Abacate, pode gostar de:

-Extraordinário
-Por que Indiana, João?

←  Anterior Proxima  → Página inicial